Principais dúvidas do financiamento coletivo

Modificado em Wed, 22 Jun 2022 na (o) 03:55 AM

Quanto posso investir?

O valor mínimo é de R$ 100,00, e você pode investir qualquer valor.


Conseguimos quotas por valor acessível 100,00 para viabilizar que os envolvidos no delivery - restaurantes e entregadores - também possam ter uma parte da empresa desde agora que somos pequenos e se beneficiarem da valorização do investimento no longo prazo.


Qual será a rentabilidade deste investimento?

A rentabilidade depende do crescimento do AppJusto, consequentemente das ofertas de recompra que surgirem no futuro.


Normalmente ela tem alguma correlação com a avaliação da empresa no momento da oferta (Valuation). Temos visto muitos casos de empresas de Tecnologia tendem a ter uma grande valorização devido o potencial de crescimento e ganho de escala que a tecnologia permite.


Peguem o exemplo da Nubank, que também está convidando sua comunidade para se tornar sócios agora. Mas agora o Valuation previsto já está em R$ 150 Bilhões, imagine se a Nubank tivesse aberto essa oportunidade lá em 2013 quando valia alguns milhões, O retorno do investidor seria exponencialmente maior.


Quando poderei receber o valor investido?

É um investimento de longo prazo e não é possível simplesmente fazer o resgate do valor quando quiser. O resgate está relacionado ao crescimento ou saúde financeira do negócio que propiciem algum dos modelos a seguir:


O mais comum de acontecer com Startups é você receber o retorno do investimento em rodadas de investimentos futuras, quando/se acontecer um aporte muito grande e para saúde societária da empresa é feita oferta de recompra dos investidores que entraram em rodadas anteriores. 


O maior desejo de todo investidor é ver a empresa abrir seu capital em uma oferta pública de ações (IPO), e passar a negociar suas quotas “na Bolsa”.


Existem também outras possibilidades, mas que dependerão da saúde financeira, das estratégias do momento ou até na legislação vigente no momento, por exemplo: A própria AppJusto fazer ofertas de recompra, ser decidido distribuir dividendos, criar alguma forma que dê liquidez dentro da própria plataforma ou entre os quotistas.


Quais são os Riscos?

Investir em uma empresa nova é um grande risco. Vivemos no Brasil e sabemos que empreender por aqui não é fácil, logo o maior risco é a empresa falir.


Segundo maior risco é o AppJusto não crescer o suficiente ou não estar financeiramente saudável a ponto de conseguir fazer ofertas de recompra.


Acreditamos que a história será bem diferentes destes 2 cenários por alguns motivos:

  • Delivery e entregas são mercados gigantescos no Brasil e no mundo.
  • A uma grande uma insatisfação de restaurantes e entregadores com o modelo atual, e o AppJusto atende os anseios destes envolvidos que já tem mostrado apoio para o crescimento do Appjusto
  • Existe um um nicho de Markeplace com delivery que está mal atendido.
  • Nossa primeira versão da plataforma já mostra que temos a competência técnica necessária para um negócio de tecnologia. 
  • Nossa estratégia de crescimento sustentável visa crescer na melhor velocidade que conseguirmos, mas também buscando o ponto de equilíbrio financeiro o mais rápido possível.


Negócio Social pode dar lucro?

Sim, negócio social é uma empresa como tantas outras, atualmente somos uma limitada, e futuramente poderemos ser uma S/A.


A diferença é que acreditamos nas práticas ESG de verdade, e teremos atenção para que o negócio seja saudável (psicologicamente ,mentalmente e financeiramente) para todos envolvidos.


Queremos muito que os investidores do AppJusto tenha excelentes rentabilidades - e um mercado deste tamanho permite - ao mesmo tempo que todos trabalhadores sejam remunerados de maneira justa.


Só é bom, quando é bom para todos.


Como será utilizado este dinheiro

Esse investimento coletivo será 100% aportado na empresa!


Utilizado para contratação de equipe e fornecedores para essa fase de ida ao mercado (Go-to-Marketing) e suprir a operação, conforme descrição a seguir:


  • Crescimento da rede de entregadores e restaurantes;
  • Fortalecimento da comunidade e disponibilização de materiais de comunicação digitais e trademarketing para aquisição de consumidores; (veja exemplo de como a rede já tem apoiado no Deck)
  • 15% do valor da captação (aproximadamente) irá para a aquisição de consumidores, com olhar de validação de marketing e conteúdos, gerando track record de CAC para rodadas futuras;
  • Evolução da plataforma: Escalabilidade, Segurança, performance logística (OMS), integrações e novos produtos.
  • Melhorias da Operação, Suporte e  Processos
  • Validação de estrateégias para ampliação para novas cidades.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo